sábado, 30 de abril de 2022

Reflexão Final de um Docente em Formação.

 


Gosto de ser homem, de ser gente, porque sei que a minha passagem pelo mundo não é predeterminada, preestabelecida. Que o meu “destino” não é um dado, mas algo que precisa ser feito e cuja responsabilidade não posso me eximir.

- Paulo Freire 

A participação de um licenciando em um programa de iniciação à docência, como o Pibid é algo inesquecível e ao mesmo tempo desafiador, principalmente pelo fato que o projeto iniciou de forma remota e continuo nessa modalidade, em virtude da pandemia de Covid-19. No entanto, com todas as inquietações que preocupavam todos os participantes do projeto, iniciamos as ações de forma muito positiva e confiante que colheríamos bons frutos.

 Diante disso, chego à finalização do Pibid ciclo 2020-2022, com a conclusão que o programa só acrescentou em minha formação docente, a priori pelo fato que saímos do campo teórico para adentrar a realidade das salas de aulas, embora que de forma virtual. Começando a compreender como se dá a relação de professor e aluno, analisando que o processo de ensino e aprendizagem são etapas que sofrem interferências e se modificam a cada encontro. Foi perceptível ao longo do projeto que não existe um modelo pronto de aprendizagem, mas é algo processual e construtivo a partir das relações entre docente e discentes.

Durante os dezoito meses de projeto, o nosso subgrupo se dedicou em trabalhar com a perspectiva dos Letramentos (digital, crítico e literário) e Pedagogia dos Multiletramentos com três turmas do nono ano do ensino fundamental. O pedagógico da escola propõe que seja trabalhado os conteúdos da BNCC com base nas competências e habilidades sugeridas pelo documento, a parte dessa informação realizamos a ligação com a proposta do subprojeto de Língua Portuguesa.

Entre as atividades realizadas destaco, o trabalho com os Multiletramentos, nele foi realizado leituras, produção de tipos e gênero textuais multimodais, no qual se dedicamos a trabalhar com domínio jornalístico-midiático, com o intuito da criação de um jornal digital a partir da criação dos discentes. No decorrer do desenvolvimento das atividades enfrentamos alguns desafios, entre eles, quais estratégias utilizar para atrair os alunos/as a participar mais das aulas pois no início dos trabalhos os discentes eram muitos quietos, mas aos poucos conseguimos mais interação com eles/as.

Além dessas atividades, saliento outras propostas pedagógicas que foram de grande relevância para minha formação, entre elas o Projeto Me Lendo, Projeto Literatura+, Jornal Digital e o Projeto “Conte outra vez”. Tais projetos somaram aprendizados muito pertinentes, visto que compreendemos o trabalho com a língua portuguesa numa dimensão plural e dinâmica, pois vimos que é possível ter uma relação dialógica e afetiva entre docente e discentes. Outro ponto a ser ressaltado são as formações teóricas que participamos ao longo do programa, elas foram momentos de muitas discussões teóricas-metodológicas que permearam nossas atuações, a qual pesquisadores como Antunes (2003), Pereira (2021), Rojo (2012), Kleiaman (2013) e Soares (2010) contribuíram com seus pensamentos sobre o ensino de língua portuguesa para o planejamento e execução do plano de ações.

Dessa forma, é nítido que o Pibid acrescentou inúmeros aprendizados e experiência para minha futura atuação docente, principalmente pelo fato que estive imerso no ambiente escolar visualizando os desafios e benefícios da docência. As contribuições desse programa são diversas, mas ressalto as aprendizagens referentes a prática docente de língua portuguesa, a qual evidenciou que não existe uma formula perfeita de atuação docente, mas sim uma prática de sala de aula pautada no respeito e diálogo. Por fim, expresso minha gratidão a este programa que ratificou minha escolha pela profissão docente, como também corroboro para sua efetiva permanência na política de formação de professores da educação básica. 

A palavra de ordem é GRATIDÃO!


Seminário de encerramento das atividades do (Pibid) e (PRP).

No dia 27/04/2022 ocorreu o Seminário de encerramento das atividades do PIBID E PRP ciclo 2020-2022. O evento aconteceu no auditório da Reitoria da Ufal, no Campus A.C. Simões em Maceió. 

Durante o evento aconteceu falas solenes (pró-reitor, coordenadores institucionais e coordenadores de área), lançamento de livros, exposição de banner, relato de experiência dos supervisores, pibidianos, preceptores e residentes.

Foi um momento de socialização das atividades realizadas durante os dezoito messes de projeto, e com certeza o nosso subgrupo marcou presença nesse momento solene.

Para quem desejar mais informações, leiam a matéria publicada no site da Ufal, segue o link: https://ufal.br/estudante/noticias/2022/4/seminario-de-encerramento-das-atividades-do-pibid-e-prp-lota-auditorio-da-reitoria

Abaixo, posto meu registro no evento.

Confraternização do PIBID Língua Portuguesa

A foto de milhões! 

No dia 19/04/2022, o subgrupo do PIBID Língua Portuguesa reuniu-se na FALE - UFAL para confraternizar, celebrando a vida e a Deus por mais um ciclo encerrado.

Foram momentos de muitas alegrias e esperança pois finalizamos dezoito meses de muitos percalços e aprendizados. Durante as duas horas de encontro conversamos, comemos, rimos e trocamos nossas experiências vivenciadas durante o projeto.

Segue, logo abaixo, registros desse dia tão sublime!

Muita alegria e satisfação em encontrar Supervisora Mitía.

Muito amor e respeito por esse grupo.


O PIBID é um divisor de águas na vida de um professor em formação.

GRATIDÃO POR TUDO!

CAPAS DE LIVROS: "RELEITURAS CRIATIVAS, ENTRE MIM E O AUTOR"


A última atividade aplicada pelos pibidianos na Escola Pompeu Sarmento foi a proposta de “RELEITURAS CRIATIVAS, ENTRE MIM E O AUTOR”. Que teve como principal finalidade, desenvolver nos educandos a capacidade de utilizar os múltiplos sentidos dos elementos verbais e não verbais presentes nas capas de livros.

O trabalho pedagógico realizado dialoga com a perspectiva dos multiletramentos e letramento digital, observem abaixo os resultados.


   Os alunos deram um show de criatividade! 👏🏽👏🏽 

Segue o link para visualização do material elaborado pelos pibidianos: 

Resultado Final Playlist: O nazismo e sua política de preconceito e extermínio.

Capa do podcast

A playlist sobre o bullying que eu e Nadja estávamos auxiliando os alunos não teve êxito, pois ocorreu alguns problemas com os discentes impossibilitando suas participações no projeto. Mas, nós não paramos, trabalhamos com duas alunas um podcast com o tema: O nazismo e sua política de preconceito e extermínio.

O podcast teve por objetivo apresentar os campos de concentração, o qual eram espaços destinados a realização de práticas de preconceito e extermínio dos povos judeus, durante o período da Alemanha Nazista.

Confiram o resultado, basta apenas acessar o link:

https://open.spotify.com/playlist/2Nr4H9E0edbWWrtJBiAMtf?si=c8a2760622034466

quarta-feira, 23 de março de 2022

Relato de experiência: conduzindo o podcast - O bullying e seus efeitos na adolescência

A orientação do podcast o “Bullying e seus efeitos na adolescência” desenvolvida pelos educandos, sob a mediação de min e Nadja está em prosseguimento até o presente momento.

Nossas interações ocorrem de forma remota, pelo motivo que não podermos ir à escola por questões de locomoção, porém tal empecilho não irá afeta nossos trabalhos, continuamos em constante interação e diálogo com os alunos.

No primeiro momento, realizamos um espaço de apresentação entre nós e buscamos conhecer mais os discentes. Logo depois, procuramos identificar qual seria a temática escolhida, eles de início já tinham definido que abordariam o Bullying no contexto escolar.

A partir dessa escolha nós trabalhamos em conjunto na organização do roteiro de fala, ficando sob a responsabilidade dos alunos a organização de suas falas em áudio, ainda estamos aguardando esse retorno com a versão preliminar. Ou seja, os educados ainda estão no processo de criação.

Desse modo, acreditamos que em breve teremos um produto a ser socializado com o todos, entretanto esse “produto" não é ponto principal do nosso trabalho, pois também estamos observando o processo, enquanto professores em formação. Neste percurso reflexivo, percebemos que o trabalho docente requer muito comprometimento e afetividade para com o outro, ainda que nossa relação seja de forma remota, preconizamos momentos em que pudéssemos criar laços afetivos com os educandos, mesmo que de forma sutil.

Acredito que a posição de professor requer muito além do domínio de conteúdos programáticos, tal posto reivindica um sujeito humano, aberto para lidar com situações adversas no contexto escolar. Nesse sentido, o campo prático que estamos inseridos exige uma compreensão do lugar social que advém cada aluno, buscando humanizar as relações afetivas entre os sujeitos envolvidos, como a etnografia educacional preconiza. Nesse sentido, analiso o espaço de formação docente proporcionado pelo PIBID como uma oportunidade decisiva e marcante na carreira de um licenciando.

Segue, logo abaixo prints das nossas interações com o grupo de alunos. 






terça-feira, 22 de março de 2022

27ª Reunião PIBID


A reunião geral, ocorrida no dia 09 de março teve como objetivo promover um espaço de socialização, das experiências pibidianas na condução das playlist.

Os três subgrupos tiveram seu momento de fala, em que cada dupla de pibidianos compartilhou seus relatos e análises sobre o processo de interação entre licenciandos e educandos.

No que se refere a condução da playlist, que eu e Nadja estamos auxiliando os discentes, expomos que o trabalho está em processo, já realizamos diversas interações com eles via WhatsApp, e já percebemos que colheremos bons resultados.

Destacamos em nossas falas, as seguintes atividades realizadas até o presente momento:

  • ·         Apresentação dos pibidianos ao grupo de alunos
  •           Momento de escuta as ideias dos discentes
  •           Organização das ideias e definição do roteiro de fala
  •           Definição da temática: O bullying no contexto educacional (escolha dos alunos)
  • ·         Realização do podcast: em processo
  • ·         Escolha do conteúdo literário: a definir

Por fim, expomos que a playlist está em processo de realização, porém com total autonomia dos discentes na construção do seu percurso de aprendizagem, enquanto sujeito ativo no usa da língua/linguagem.




terça-feira, 8 de março de 2022

Reunião Subgrupo



Nesta reunião o grupo se reuniu com a finalidade de discutir e organizar a participação do subgrupo na reunião geral, ficando acordado o espaço de fala as duplas que estão orientado os discentes na criação da playlist. 

Mitía nos orientou a expor nossas percepções, no que se refere a orientação que estamos realizando com os alunos, mas realizando uma fala enquanto um docente pesquisador. 

Esse contato com os discentes é algo bastante frutífero de  reflexões teóricas e práticas, mediante a tal vivência observamos o quanto a posição de professor reflexivo e pesquisador possibilita um espaço dialógico e afetivo. .   

segunda-feira, 7 de março de 2022

Reunião com Supervisora Mitía; definindo os últimos passos do PIBID.


O Pibid 2020-2022 está chegando ao fim de mais um ciclo de dezoito meses de iniciação à docência. Desse modo, os três subgrupos realizaram uma atividade pedagógica que resultará numa playlist e um podcast digital criado pelos educandos.

No encontro virtual, com supervisora Mitía e nós pibidianos foi realizado a elaboração do nosso plano de ação, divisão das equipes e seus respectivos orientadores (pibidianos). E, também ocorreu um momento de reflexivo sobre nossas expectativas com esse trabalho. Nesse momento final, foi possível perceber o entusiasmo de todos e a felicidade em pode concluir a etapa final desse projeto.





26ª Reunião PIBID


A reunião geral do Pibid foi organizada em dois momentos. O primeiro teve como objetivo expor os planos de ações elaborados pelos pibidianos e supervisoras. E, no segundo momento ocorreu a socialização das primeiras percepções/análise da interação dos discentes, com a proposta pedagógica que lhe foram apresentadas.

Durante o encontro, Prof. Andrea e Luiz Fernando, sempre muito atentos e analíticos as exposições, teceram comentários sugestivos aos três subgrupos.

Essa proposta pedagógica com a playlist e podcast será a última ação do Pibid 2020-2022 nas escolas. Os coordenadores demonstraram muito entusiasmo com o início dos trabalhos finais e parabenizaram todos envolvidos. Feita as apreciações das apresentações, a reunião foi encerada de forma muito produtiva e animadora.  

Ensino de Língua Portuguesa e Práticas de Linguagem Contemporânea




O ensino da língua portuguesa na contemporaneidade requer metodologias ativas e inovadoras, que despertem a autonomia dos educandos no processo de ensino aprendizagem. Desse modo, o Pibid sugere uma ação pedagógica que contemple as múltiplas faces da linguagem, seja ela escrita ou oral.

Nesse sentido, a proposta pedagógica que utiliza a língua em diversas formas, como a criação de uma playlist e um podcast, são práticas de ensino que possibilitam uma autonomia dos discentes na utilização de sua língua, enquanto um órgão vivo e plural.

Assim, acreditamos que tal atuação pedagógica será de grande aprendizado entre nós docentes em formação e educandos em processo de aprendizagem. Pois, compactuamos com um ensino que seja atrativo e dinâmico, que seja permeado por uma educação emancipatória e dialógica, como é defendido por Paulo Freire e Bakthin.

 

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

#reajustedasbolsasjá

O que é o PIBID?

Segundo o MEC, é um programa que oferece bolsas para que alunos e alunas se iniciem na docência ainda enquanto cursam a graduação. 

O programa foi criado em 12 de Dezembro de 2007, através de portaria do MEC. Na qual os valores dos coordenadores eram de 1.200,00 e para os supervisores 600 reais. Já os licenciandos, tinha direito, segundo a portaria, ao mesmo valor da bolsa dos alunos e alunas da iniciação científica. Ele é tido na própria portaria como vinculado à bolsa de Iniciação Científica que, à época, era de 300.

Buscando editais de 2008 e 2009, não foi encontrado. E alguns dos editais de PIBIC vinculava a determinação a uma portaria ou decreto, que vinculava a outra. É preciso olhá-lo. No entanto, sabemos que em 2010 há uma atualização. Servindo-se disso, os gráficos posteriores irão considerar que:

2007: 300      2008: 350      2009: 350      2010: 400

O valor do salário mínimo, na data que o programa foi criado, era de 380,0 reais. Isso quer dizer que os coordenadores ganhavam um pouco mais de 3 salários mínimos, os supervisores um pouco menos que dois salários mínimos e os licenciandos, levando em consideração a hipótese feita, ganhava algo bem próximo de 79% de um salário mínimo.

http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=797#anchor

Vale ressaltar ainda que, segundo o instituto Dieese, esses eram os valores médios das cestas básicas em algumas capitais do Brasil em outubro de 2007 (sendo o salário mínimo necessário de 1.797,56):

Fortaleza –

Porto Alegre – 213,97

São Paulo – 201,25

Vitória – 182,84

Aracaju – 151,42

João Pessoa – 143,16

Salvador – 151,66

Natal – 151,99

Campo Grande –

Rio de Janeiro – 194,27

Curitiba – 179,15

Florianópolis – 187,08

Belém – 172,72

Fortaleza – 146,96

Belo Horizonte – 186,77

Recife – 142,07

Manaus –

Brasília – 177,82

Goiânia – 161,72

(Fonte: https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2007/200710cestabasica.html)

O último reajuste consta de 2010,

Em que suas funções e respectivas bolsas são

Coordenador Institucional – 1.500,00

Coordenador de Área – 1.400,00

Supervisores – 765,00

Licenciandos – 400,0

(Fonte: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=734#anchor)

Em 2010, memora-se, o salário mínimo estava em 510,0 reais. À época, esses eram os valores médios das cestas básicas nas capitais brasileiras em outubro de 2010 (sendo o salário mínimo necessário de 2.132,09):

Porto Alegre – 247,21

São Paulo – 253,79

Vitória – 231,26

Aracaju – 172,40

João Pessoa – 186,34

Salvador – 205,18

Natal – 200,97

Campo Grande –

Rio de Janeiro – 230,13

Curitiba – 231,96

Florianópolis – 230,85

Belém – 219,57

Fortaleza – 193,38

Belo Horizonte – 229,64

Manaus –

Brasília – 224,24

Goiânia – 229,93

(Fonte: https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2010/201010cestabasica.html)

Na última atualização do Dieese, o salário mínimo é de 1.100,00. E em números do mês de outubro de 2021, as cestas básicas constam-se dessa forma:

Porto Alegre – 691,08

São Paulo – 693,79

Vitória – 670,99

Aracaju – 464,17

João Pessoa – 491,12

Salvador – 487,59

Natal – 504,66

Campo Grande – 653,40

Rio de Janeiro – 673,85

Curitiba – 639,89

Florianópolis – 700,69

Belém – 538,44

Fortaleza – 563,96

Belo Horizonte – 598,79

Manaus –

Brasília – 644,09

Goiânia – 591,78

https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2021/202110cestabasica.pdf

Já o PIBIC, segundo o site da câmara dos deputados, não sofre alteração desde abril de 2013:

Sendo

R$ 400 para alunos de iniciação científica;

R$ 1.500 para mestrado;

R$ 2.200 para doutorado.

(Fonte: Agência Câmara de Notícias)

Em 2008, a bolsa era de 300:

https://www.usjt.br/prppg/ic/pibic/arquivos/pdf/editais/edital_inscricao%20_2007_2008.pdf

Após feita essa pequena pesquisa, fizemos um gráfico para fazer visível as diferenças que as bolsas foram tomando com base nos reajustes do salário Mínimo ao mesmo tempo que os preços dos produtos subiam. O método que usei para chegar nas médias de preços das cestas básicas fora simples:
acessei os índices de preços da cesta básica dos meses de outubro do ano 2007 a 2021; dos outubros de cada ano somei os valores da cesta básica nos diversos estados do Brasil e fiz a média, chegando no resultado.

Sinto, o método não é de todo confiável, mas disponibilizo o resultado dos gráficos a fim de que pessoas com saberes maiores que o meu (em relação aos cálculos ideais para fazer tal comparação) possam empreitar. No momento, compartilho do absurdo que se percebe, mesmo nessa simples pesquisa.

A bolsas dos licenciandos, o salário mínimo e a média da cesta básica

Tabela 1

Salário Mínimo

Valores da Bolsa

Cesta Básica

2007

R$ 380,00

R$ 300,00

R$ 171,55

2008

R$ 415,00

R$ 350,00

R$ 206,70

2009

R$ 465,00

R$ 350,00

R$ 205,99

2010

R$ 510,00

R$ 400,00

R$ 218,34

2011

R$ 545,00

R$ 400,00

R$ 233,05

2012

R$ 622,00

R$ 400,00

R$ 268,64

2013

R$ 678,00

R$ 400,00

R$ 284,31

2014

R$ 724,00

R$ 400,00

R$ 299,72

2015

R$ 788,00

R$ 400,00

R$ 331,65

2016

R$ 880,00

R$ 400,00

R$ 415,27

2017

R$ 937,00

R$ 400,00

R$ 369,89

2018

R$ 954,00

R$ 400,00

R$ 383,82

2019

R$ 998,00

R$ 400,00

R$ 402,14

2020

R$ 1.045,00

R$ 400,00

R$ 513,21

2021

R$ 1.100,00

R$ 400,00

R$ 593,74



Gráfico 1



A bolsas dos supervisores, o salário mínimo e a média da cesta básica

 

Tabela 2

Salário Mínimo

Valores da Bolsa

Cesta Básica

2007

R$ 380,00

R$ 600,00

R$ 171,55

2008

R$ 415,00

R$ 600,00

R$ 206,70

2009

R$ 465,00

R$ 600,00

R$ 205,99

2010

R$ 510,00

R$ 765,00

R$ 218,34

2011

R$ 545,00

R$ 765,00

R$ 233,05

2012

R$ 622,00

R$ 765,00

R$ 268,64

2013

R$ 678,00

R$ 765,00

R$ 284,31

2014

R$ 724,00

R$ 765,00

R$ 299,72

2015

R$ 788,00

R$ 765,00

R$ 331,65

2016

R$ 880,00

R$ 765,00

R$ 415,27

2017

R$ 937,00

R$ 765,00

R$ 369,89

2018

R$ 954,00

R$ 765,00

R$ 383,82

2019

R$ 998,00

R$ 765,00

R$ 402,14

2020

R$ 1.045,00

R$ 765,00

R$ 513,21

2021

R$ 1.100,00

R$ 765,00

R$ 593,74



Gráfico 2



A bolsa dos coordenadores de área, o salário mínimo e a média da cesta básica

Tabela 3

Salário Mínimo

Valores da Bolsa

Cesta Básica

2007

R$ 380,00

R$ 1.200,00

R$ 171,55

2008

R$ 415,00

R$ 1.200,00

R$ 206,70

2009

R$ 465,00

R$ 1.200,00

R$ 205,99

2010

R$ 510,00

R$ 1.400,00

R$ 218,34

2011

R$ 545,00

R$ 1.400,00

R$ 233,05

2012

R$ 622,00

R$ 1.400,00

R$ 268,64

2013

R$ 678,00

R$ 1.400,00

R$ 284,31

2014

R$ 724,00

R$ 1.400,00

R$ 299,72

2015

R$ 788,00

R$ 1.400,00

R$ 331,65

2016

R$ 880,00

R$ 1.400,00

R$ 415,27

2017

R$ 937,00

R$ 1.400,00

R$ 369,89

2018

R$ 954,00

R$ 1.400,00

R$ 383,82

2019

R$ 998,00

R$ 1.400,00

R$ 402,14

2020

R$ 1.045,00

R$ 1.400,00

R$ 513,21

2021

R$ 1.100,00

R$ 1.400,00

R$ 593,74

 

Gráfico 3


Essa é a situação apenas do PIBID. No entanto, embora não tenha informações do PRP, do PIBITI e do PIBIC (e de bolsas da pós-graduação), tais vistas podem dar ideia do que se passa nos outros programas. O que abre espaço para uma luta mais ampla: com bolsista do PIBID, PRP, PIBIC, PIBITI, Monitores, Petianos, os contemplados pelas bolsas de assistência aos vulneráveis sociais e, quem sabe, os mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos da CAPES e da CNPq.

Dado o exposto é necessário que nós lutemos:

a) a favor do reajuste da bolsa;

b) a favor da regulamentação dum reajuste anual que compense as inflações.

 

A bolsa, como se percebe, perdeu seu valor real ao longo dos anos e as propostas e efeitos de permanência na graduação não são os mesmos de antes.

Embora todos estejamos de saída de uma bolsa ou de outra, é importante que empunhemos a bandeira. Penso que, pelo número grande de afetados, pode engaja muita gente.

#capes #mec #govfederal

FONTES:

As cestas básicas:

2007:

https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2007/200710cestabasica.html

2008

https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2008/200810cestabasica.html

2009

https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2009/200910cestabasica.html

2010

https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2010/201010cestabasica.html

2011

https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2011/201110cestabasica.html

2012

https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2012/201210cestabasica.html

2013

https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2013/201310cestabasica.pdf

2014

https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2014/201410cestabasica.pdf

2015

https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2015/201510cestabasica.pdf

2016

https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2016/201610cestabasica.pdf

2017

https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2017/201710cestabasica.pdf

2018

https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2018/201810cestabasica.pdf

2019

https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/analiseCestaBasica201910.html

https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2019/201910cestabasica.pdf

2020

https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/analiseCestaBasica202010.html

https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2020/202010cestabasica.

2021

https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/2021/202110cestabasica.pdf