quarta-feira, 23 de março de 2022

Relato de experiência: conduzindo o podcast - O bullying e seus efeitos na adolescência

A orientação do podcast o “Bullying e seus efeitos na adolescência” desenvolvida pelos educandos, sob a mediação de min e Nadja está em prosseguimento até o presente momento.

Nossas interações ocorrem de forma remota, pelo motivo que não podermos ir à escola por questões de locomoção, porém tal empecilho não irá afeta nossos trabalhos, continuamos em constante interação e diálogo com os alunos.

No primeiro momento, realizamos um espaço de apresentação entre nós e buscamos conhecer mais os discentes. Logo depois, procuramos identificar qual seria a temática escolhida, eles de início já tinham definido que abordariam o Bullying no contexto escolar.

A partir dessa escolha nós trabalhamos em conjunto na organização do roteiro de fala, ficando sob a responsabilidade dos alunos a organização de suas falas em áudio, ainda estamos aguardando esse retorno com a versão preliminar. Ou seja, os educados ainda estão no processo de criação.

Desse modo, acreditamos que em breve teremos um produto a ser socializado com o todos, entretanto esse “produto" não é ponto principal do nosso trabalho, pois também estamos observando o processo, enquanto professores em formação. Neste percurso reflexivo, percebemos que o trabalho docente requer muito comprometimento e afetividade para com o outro, ainda que nossa relação seja de forma remota, preconizamos momentos em que pudéssemos criar laços afetivos com os educandos, mesmo que de forma sutil.

Acredito que a posição de professor requer muito além do domínio de conteúdos programáticos, tal posto reivindica um sujeito humano, aberto para lidar com situações adversas no contexto escolar. Nesse sentido, o campo prático que estamos inseridos exige uma compreensão do lugar social que advém cada aluno, buscando humanizar as relações afetivas entre os sujeitos envolvidos, como a etnografia educacional preconiza. Nesse sentido, analiso o espaço de formação docente proporcionado pelo PIBID como uma oportunidade decisiva e marcante na carreira de um licenciando.

Segue, logo abaixo prints das nossas interações com o grupo de alunos. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário