terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Um olhar Etnográfico sobre o filme Xingu


Olá Pessoal! 
Compartilho com vocês uma pesquisa  realizada por min e minha colega de projeto Nadja Eudocia. Esta pesquisa tem como objetivo a análise do filme Xingu  sobre o olhar da Etnografia, com o intuito de identificar o encontro entre duas culturas distintas por meio da linguagem verbal, imagética e sonora.  A atividade é intitulada como "Encontro com o outro" justamente por flagrar esses encontros com a diversidade cultural do outro e o filme Xingu é repleto de encontro e desencontros. Para melhor entendimento compartilho o contexto do filme, sinopse, desenvolvimento e o material com as análises feitas por nós. 

Contexto do filme: 

Sobre o contexto do filme “Xingu”, ver-se a indicação de fatos e circunstâncias relacionadas a uma dada época no Brasil, em que ocorreu durante o governo de Getúlio Vargas nos anos 40. Nesse período, havia forte disputa dos espaços nacionais. O filme também mostra às expedições realizadas pelos bandeirantes e consequentes situações de fome e malária (contexto comum na época). A obra em discussão aborda questões indígenas, sendo claramente mostradas às dificuldades enfrentadas por esse povo, o que remonta ao início da colonização no Brasil em que o desrespeito, preconceito e descaso pelos nativos começaram. No filme, o contexto social da época foi marcado por uma ditadura, com a forte centralização do poder, redução das liberdades civis, industrialização do Brasil e consequente incessante busca por terras e exploração da natureza, o que prejudicava ainda mais o território dos indígenas. Por fim, o conjunto de elementos presentes no filme servem para mostrar a cultura indígena, importância da preservação dos nativos, impacto negativo que o contato com o homem branco pode causar e outros.

Sinopse:            

Quanto à síntese do filme em discussão, a obra relata à história de três irmãos (Orlando, Cláudio e Leonardo Villas Bôas), que decidem trocar o conforto urbano para viver nas florestas. O meio pelo qual eles colocaram tal ideia em prática foi por um programa oferecido pelo governo na época. Mas o que mais chama a atenção é a afinidade que tais homens tiveram com os indígenas. Esses habitantes das matas sentiram-se tão confortáveis com os irmãos brancos, que permitiram a troca de experiências. Foi aí então que aconteceu à exposição da cultura Xinguana, a qual mostra o comportamento desse povo para as situações da vida. Em meio ao grande desafio para proteger o território indígena os irmãos Villas Boas se mobilizam para defender os nativos e lhe oferecem a garantia de um local tranquilo para viverem e serem preservados. No filme, ainda são enfrentadas muitas batalhas entre índios e brancos, Orlando, diante dessa situação, foi conversar com os políticos em prol à demarcação de uma área para os indígenas. Após anos, os irmãos sãos atendidos e conseguem obter a aprovação do  projeto criando o Parque Nacional do Xingu. Essa luta, de procedência real, mostra a luta de três homens brancos que se sensibilizam pela causa indígena, lutam bravamente pela garantia dos seus antecedentes.

Desenvolvimento:

Quanto ao desenvolvimento do filme, ao chegarem na floresta - habitat dos Xingus- os três irmãos brancos conseguem um bom contato com esse povo, pois eles respeitavam e admiravam esses nativos. Na região que se encontravam, depararam-se com várias aldeias e ainda o retrato de como era o Brasil antes do seu “descobrimento”. Os irmãos Vilas Boas se dispuseram em ajudar os Xingus, viabilizando meios para que se mantivessem protegidos. Porém, mesmo com a busca da união de tribos rivais e assistência médica, outros problemas surgiam, como a chegada de expedição e consequente contato de homens brancos com os índios, à ameaça às terras pelos fazendeiros e as supostas gripes. Esses entraves destrincharam o filme representando a realidade enfrentada pelos nativos em questão. Diante desses problemas e evidente descaso do governo, os irmãos tiveram uma ideia singular: a construção do Parque Nacional Xingu. Essa reserva foi criada com o intuito de proteger os xinguanos com o contato da sociedade e suposta aculturação e desrespeito às terras desse povo.

"Encontro com o outro"  

Compartilho as nossas anotações sobre o filme Xingu com o objetivo de flagrar os encontros culturais.







É notório, que o filme Xingu é cercado de encontros culturais entre os Irmãos Villas Boas e os Índios e sua comunidade, sendo muito válido assistir o filme com o enfoque etnográfico pois ele ajudará a nós futuros professores(as)  que antes de iniciarmos qualquer prática pedagógica é necessário conhecer todo o lugar que estou entrando. É entender a realidade cultural que vou interagir enquanto docente.

Segue o link de blog de Nadja; https://nadjaeudocia.blogspot.com/

Segue o link para download do arquivo completo com as atividades; https://drive.google.com/file/d/1UcZ1A6T7eMYlh2hiT-d2yxCja62d6PUh/view?usp=sharing 

Postagem Referente: 10/02 - 17/02/2021



Nenhum comentário:

Postar um comentário