A aula de Língua Portuguesa realizada no dia 21 foi um encontro focado na exposição nas apresentações dos discentes pois a professora Mitía propôs para eles/as a realização de uma gincana, para ser realizada culminância após a volta do recesso.
Como combinado, cada equipe se organizou e tinham a responsabilidade de cumprirem nove atividades propostas, seis delas foram produzidas antes da culminância da gincana, as outras três foram divulgadas na hora da apresentação dos trabalhos.
Contamos com a participação de seis grupos, cada um foi denominado com os nomes de superação, solidariedade, resiliência, esforço, determinação e altruísmo. São os nomes das equipes que vão nortear as atividades de cada um, todos tiveram a liberdade de escolher os nomes que mais lhe interessavam.
Nós pibidianos fomos convidados, a ser os avaliadores das atividades realizadas por cada equipe, no primeiro dia foram apresentadas quatro trabalhos: narrativa digital, texto literário, exposição didática e texto multimodal, os demais são apresentados na próxima aula (quarta-feira).
![]() |
Momento de fala dos grupos. |
Confesso que a cada momento de apresentação das equipes ficava encantado, e feliz com tanta criatividade, inteligência, engajamento, união e seriedade em cada equipe. Os alunos/as deram um show em cada atividade realizada.
Preciso pontuar aqui, um fato ocorrido sobre a produção do texto literário de uma equipe, o vídeo fazia uma crítica negativa ao ensino remoto, a invasão de intrusos nas aulas e a atuação da docente Mitía. Percebo, dois pontos a serem olhados, o primeiro é o "sacarmos" dos produtores dos vídeos, e o segundo é a inteligência que eles demonstram na criação do vídeo, eles aparentam ter uma habilidade em trabalhar o estilo musical Rap ou Rip Rop. Habilidade essa que poderia ser utilizada para construir conhecimento e até mesmo se aperfeiçoar mais, e quem sabe compartilhar esse conhecimento.
Para min, ficou muito claro que podemos trabalhar conteúdos didáticos de forma divertida e atraente, essa gincana propiciou isso de forma muito clara e objetiva. O momento da aula abriu-se para trazer os alunos para o centro dos processos de ensino e aprendizagem. Por exemplo, a proposta de elaborar um texto literário fugiu a "mesmice" de apenas ler o texto literário e destacar seus pontos principais, os educandos tiveram a oportunidade de criar/elaborar algo dos seus gostos de leitura.
Postagem Referente: 20/07/2021
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário