Em nossa oitava reunião, refletimos sobre alguns aspectos para o início das atividades práticas do projeto, os trabalhos inicialmente foram conduzidos pelo Prof. Dr. Luiz Fernando apresentando a importância da atualização dos blogs, a presença nas reuniões, ter um envolvimento responsável nas atividades a serem desenvolvidas e manter um boa relação de comunicação com as supervisoras são atitudes que possibilitam um avanço da proposta para o Pibid. Logo após, tivemos a segunda parte da reunião com as professoras supervisoras apresentando a realidade das escolas para o ano letivo de 2021 em especial nas turmas que lecionam.
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FOTO 1: Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça. |
Primeiramente, a Professora Mércia fez uma explanação do início do ano letivo na escola em que trabalha (foto1), relatando o planejamento das atividades a serem realizadas durante o ano letivo e suas práticas docentes aplicadas aos alunos nesse início de atividades escolares.
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FOTO 2: Escola Estadual Dr. Fernandes de Lima. |
Por segundo, a Prof. Socorro deu continuidade a reunião apresentando o planejamento da escola para o ano letivo atual, explicando como a unidade de ensino está se organizando pedagogicamente para o desenvolvimento de um ano escolar de forma remota, sendo um desafio para todos envolvidos.
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FOTO3: Escola Municipal Dr. Pompeu Sarmento
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Por último, a Professora Mítia Risi encerrou essa parte de apresentação das escolas participantes do projeto. Mítia explicou as dificuldades que está enfrentando pela falta de planejamento da SEMED e desinteresse dos alunos em participar das atividades remotas, mesmo ela buscando atividades que envolvam mais eles e o mundo digital, os discentes resistem em interagir nas aulas. Assim, a docente relatou que será um desafio esse novo ano letivo que se inicia e está confiante que o Pibid vai lhe ajudar a prosseguir com os objetivos propostos em sala de aula.
Por fim, após as apresentações das docentes a reunião foi encerrada, ficando claro para todos nós pibidianos que teremos um tarefa árdua mais acredito que será muito prazerosa e cheia de ensinamentos pois a partir de agora iremos participar das aulas de língua portuguesa, conciliando a teoria de letramentos sociais com a realidade das salas de aulas, mesmo que virtual. Além disso, é observado algumas práticas errôneas das escolas, como a meritocracia na educação, realizado atividades que não produzem um conhecimento sólido apenas status de uma escola inovadora.
Postagem Referente: 17/03/2021
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