A professora iniciou o seu discurso comentando sobre o direito e dever da Educação, sendo uma obrigação do Estado garantir esse direito para o exercício da cidadania e participação no mercado de trabalho, a palestrante expões um tirinha de Calvin para indagar aos ouvintes refletir sobre a educação para o século XXI, nos levando questionar que Escola é essa para o séc. XXI? Escola que veem sofrendo muito com a falta de investimento na educação pública e tendo interferências da elite que propagam ideologias capitalistas para o âmbito educacional.
Em seu segundo momento a professora ressaltou a importância da formação docente para além dos parâmetro estabelecidos nas norma curriculares, questionando as problemáticas que a profissão enfrenta com as práticas de precarização. Seguindo o seu pensamento a palestrante discorre sobre os programas PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, destacando a sua contribuição para a formação dos futuros profissionais da educação, sendo de grande relevância para os graduandos conhecer o chão da escola e sua realidade.
Além desses questionamentos, Suzana destacou que a formação e prática docente tem que ser para além da BNCC pois é necessário ouvir quem está nas escolas do país, assim, as práticas pedagógicas dos programas de formação precisam realizar as atividades de uma forma colaborativa entre universidade e escola. Por fim, a palestrante encerrou a sua fala ressaltando a importância das pesquisas nos programas, como uma forma de leva a pesquisa científica para as salas de aula, enfim, é desafiador o mundo educacional.
Postagem Referente: 24/03/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário