domingo, 28 de março de 2021

REUNIÃO COM A PROFESSORA MITÍA 1👩‍🏫



O grupo do Pibid da Escola Municipal Pompeu Sarmento nos reunirmos na quinta-feira, com nossa supervisora Prof. Mitía para termos os esclarecimentos iniciais sobre como andam o desenvolvimento do ano letivo da escola na modalidade remota. A professora iniciou a reunião relatando como o ensino remoto é desafiador tanto para ela e alunos. Mitía expões que trabalha com três turmas do 9° ano, mas como ainda não é possível as aulas presenciais, as turmas foram unificadas, suas aulas são por meio das plataformas online Google Meet, Goggle Clasroom e Whatshapp nas terças e quartas-feiras. 

Mitía relatou que uma quantidade significativa de alunos que não tem demonstrado interesse por diversos fatores que precisam ser analisados para encontrar uma solução, logo após essa parte inicial, a professora explicou como será as nossas participações nas aulas de língua portuguesa, sendo inicialmente de caráter observador crítico com o objetivo de propor atividades que dialoguem com a proposta do projeto que é; Linguagem, Cultura, sociedade e Docência Contemporânea.
 
Em síntese, os nossos trabalhos serão voltadas para a temática central do projeto, realizando estudos e propondo atividades pedagógicas que contemple essa ideia, Professora Mitía deixou claro que ela está aberta a novas propostas que melhore a sua prática docente, após esses esclarecimentos ficou definido a nossa participação nas terças e quintas em grupos, encerando-se a reunião.

Postagem Referente: 25/03/2021


PALESTRA: PIBID e RP COMO ESPAÇÕS DE APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

A Pró-reitoria de Graduação da UFAL realizou um encontro virtual por meio do seu canal no Youtube, com os alunos pibidianos e residentes pedagógicos para participar de uma palestra ministrada pela Profa. Dra. Suzana Barrios - CEDU, o evento contou com a presença da Coordenadora Institucional do Pibid Danielle Araújo e do Coordenador Institucional da Residência Pedagógica Adelmo Araújo. Logo após as apresentações dos participantes, a palestrante tomou a palavra e deu início a sua explanação.

A professora iniciou o seu discurso comentando sobre o direito e dever da Educação, sendo uma  obrigação do Estado garantir esse direito para o exercício da cidadania e participação no mercado de trabalho, a palestrante expões um tirinha de Calvin para indagar aos ouvintes refletir sobre a educação para o século XXI, nos levando questionar que Escola é essa para o séc. XXI?  Escola que veem sofrendo muito com a falta de investimento na educação pública e tendo interferências da elite que propagam ideologias capitalistas para o âmbito educacional.

Em seu segundo momento a professora ressaltou a importância da formação docente para além dos parâmetro estabelecidos nas norma curriculares, questionando as problemáticas que a profissão enfrenta com as práticas de precarização. Seguindo o seu pensamento a palestrante discorre sobre os programas PIBID e RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, destacando a sua contribuição para a formação dos futuros profissionais da educação, sendo de grande relevância para os graduandos conhecer o chão da escola e sua realidade.

Além desses questionamentos, Suzana destacou que a formação e prática docente tem que ser para além da BNCC pois é necessário ouvir quem está nas escolas do país, assim, as práticas pedagógicas dos programas de formação precisam realizar as atividades de uma forma colaborativa entre universidade e escola. Por fim, a palestrante encerrou a sua fala ressaltando a importância das pesquisas nos programas, como uma forma de leva a pesquisa científica para as salas de aula, enfim, é desafiador o mundo educacional.

Postagem Referente: 24/03/2021 

sábado, 20 de março de 2021

8° REUNIÃO PIBID; Conhecendo a realidade das Escolas 🏫​👨‍🏫​✍️​👩‍🏫​

Em nossa oitava reunião, refletimos sobre alguns aspectos para o início das atividades práticas do projeto, os trabalhos inicialmente foram conduzidos pelo Prof. Dr. Luiz Fernando apresentando a importância da atualização dos blogs, a presença nas reuniões, ter um envolvimento responsável nas atividades a serem desenvolvidas e manter um boa relação de comunicação com as supervisoras são atitudes que possibilitam um avanço da proposta para o Pibid. Logo após, tivemos a segunda parte da reunião com as professoras supervisoras apresentando a realidade das escolas para o ano letivo de 2021 em especial nas turmas que lecionam.

FOTO 1: Escola Estadual Alfredo Gaspar de Mendonça.

Primeiramente, a Professora Mércia fez uma explanação do início do ano letivo na escola em que trabalha (foto1), relatando o planejamento das atividades a serem realizadas durante o ano letivo e suas práticas docentes aplicadas aos alunos nesse início de atividades escolares.

FOTO 2: Escola Estadual Dr. Fernandes de Lima.

Por segundo, a Prof. Socorro deu continuidade a reunião apresentando o planejamento da escola para o ano letivo atual, explicando como a unidade de ensino está se organizando pedagogicamente para o desenvolvimento de um ano escolar de forma remota, sendo um desafio para todos envolvidos.

FOTO3: Escola Municipal Dr. Pompeu Sarmento

Por último, a Professora Mítia Risi encerrou essa parte de apresentação das escolas participantes do projeto. Mítia explicou as dificuldades que está enfrentando pela falta de planejamento da SEMED e desinteresse dos alunos em participar das atividades remotas, mesmo ela buscando atividades que envolvam mais eles e o mundo digital, os discentes resistem em interagir nas aulas. Assim, a docente relatou que será um desafio esse novo ano letivo que se inicia e está confiante que o Pibid vai lhe ajudar a prosseguir com os objetivos propostos em sala de aula. 

Por fim, após as apresentações das docentes a reunião foi  encerrada, ficando claro para todos nós pibidianos que teremos um tarefa árdua mais acredito que será muito prazerosa e cheia de ensinamentos pois a partir de agora iremos participar das aulas de língua portuguesa, conciliando a teoria de letramentos sociais com a realidade das salas de aulas, mesmo que virtual. Além disso, é observado algumas práticas errôneas das escolas, como a meritocracia na educação, realizado atividades que não produzem um conhecimento sólido apenas status de uma escola inovadora.

Postagem Referente: 17/03/2021







domingo, 14 de março de 2021

7° Encontro PIBID; Novos sentidos para a Leitura no ambiente escolar.

O sétimo encontro do Pibid foi realizado online, com as participações dos bolsistas, supervisoras e coordenadores. Inicialmente, foi dedicado um tempo para que os coordenadores apresentassem algumas orientações aos pibidianos com o objetivo de cumprir todas as normas estabelecidas pela Capes. Além desse momento de orientações, a reunião teve o seu segundo tempo destinado a reflexão sobre  os seguintes pontos;

  1.          O  papel docente frente a metodologia da Etnografia Educacional.
  2.          O lugar do Docente Pesquisador e suas implicações.
  3.          A Ressignificação das práticas de leitura frente a um mundo permeado pelas tecnologias digitais.
  4.               A crítica sobre as obras literárias canônicas.
  5.                 A escola como formadora de leitores críticos
  6.                 A literatura não se enquadra em paradigmas
  7.                 A literatura é livre.

As discussões foram embasadas na leitura do artigo da Prof. Dra. Andréa Pereira intitulado:  O ingresso na prática docentes dos letramentos sociais.  A partir da leitura do artigo os alunos foram questionados a refletir sobre alguns elementos da etnografia educacional visando a prática docente com trabalhos pedagógicos sobre os Letramentos Sociais. Assim, todos foram questionados a compreender três tópicos essenciais:

1.    O lugar de onde “eu” falo: posturas e imposturas; 

2.    O trabalho de campo: “a entrada no território do outro”;

3.    Pergunta fundamental: “o que está acontecendo aqui?”

Tais pontos foram questionados entre os bolsistas e supervisores para um melhor entendimento sobre questões iniciais para um trabalho com Letramentos Sociais em sala de aula, sendo interessante que os futuros docentes se atenham as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula  pois o discurso nunca é neutro, sempre tomamos partido de um discurso para conceber nossas práticas. Desse modo, é de grande relevância que nós possamos entender toda a realidade que cerca a escola e os alunos a fim de trazer práticas para a sala de aula que abarque a realidade social e cultural dos envolvidos. Nessa perspectiva, se aliar às teorias da etnografia educacional é um passo à frente para  entender o lugar de fala dos alunos.

Em outro momento da reunião tivemos uma dinâmica de perguntas sobre a leitura do artigo com enfoque em identificar os seguintes aspectos no artigo;

  1.      Identificar marcas, sinais de que há uma preocupação dos participantes em construir um “lugar de fala”, que aponta para posturas e imposturas
  2.          Identificar a noção de WINKIN (1998) do “saber estar com!”,

Os participantes participaram do debate e expuseram suas opiniões sobre os aspectos identificados na leitura, fazendo com que a discussão fosse bastante produtiva. Por fim, os trabalhos foram encerrados reafirmando mais uma vez o papel que a escola e os docentes desempenham na formação de futuros leitores e cidadãos críticos, sendo um espaço cercados de culturas, crenças e valores talvez diferentes das nossas concepções cabendo a nós futuros docentes a repensar e ressignificar nossos conhecimentos a partir de determinadas experiências  com o outro.

Postagem Referente a 7° Reunião: 10/03/2021

segunda-feira, 1 de março de 2021

6° Encontro Virtual PIBID LP 👦👧💻

OI PESSOAS! 

O retorno online das nossas reuniões foi realizado no dia 24/02 e tivemos um bate - papo bastante produtivo pois foi discutido a temática que norteou o nossos trabalhos sobre o filme Xingu; A Etnografia Educacional. 

Ficou claro para nós o quanto é essencial conhecermos o lugar do outro, suas características e tomar partido das contribuições teóricas-metodológicas que a etnografia nos possibilita para melhorar nossas práticas docentes em sala de aula. E todo esse conhecimento que nós pibidianos estamos adquirindo é de grande valia para a construção do nosso projeto que tem como objetivo a ampliação dos Letramentos em Língua Portuguesa nas três escolas participantes do projeto. 

Assim, acredito que a cada passo dado é a confirmação que nossos trabalhos no projeto renderá grandes frutos. 

 Elaborei um resumo bem sucinto sobre o que foi apresentado pela Prof. Andréa. 


Deixarei os link do artigos que nortearam nossas próximas discussões


Postagem Referente: 03/03/2020