quarta-feira, 23 de março de 2022

Relato de experiência: conduzindo o podcast - O bullying e seus efeitos na adolescência

A orientação do podcast o “Bullying e seus efeitos na adolescência” desenvolvida pelos educandos, sob a mediação de min e Nadja está em prosseguimento até o presente momento.

Nossas interações ocorrem de forma remota, pelo motivo que não podermos ir à escola por questões de locomoção, porém tal empecilho não irá afeta nossos trabalhos, continuamos em constante interação e diálogo com os alunos.

No primeiro momento, realizamos um espaço de apresentação entre nós e buscamos conhecer mais os discentes. Logo depois, procuramos identificar qual seria a temática escolhida, eles de início já tinham definido que abordariam o Bullying no contexto escolar.

A partir dessa escolha nós trabalhamos em conjunto na organização do roteiro de fala, ficando sob a responsabilidade dos alunos a organização de suas falas em áudio, ainda estamos aguardando esse retorno com a versão preliminar. Ou seja, os educados ainda estão no processo de criação.

Desse modo, acreditamos que em breve teremos um produto a ser socializado com o todos, entretanto esse “produto" não é ponto principal do nosso trabalho, pois também estamos observando o processo, enquanto professores em formação. Neste percurso reflexivo, percebemos que o trabalho docente requer muito comprometimento e afetividade para com o outro, ainda que nossa relação seja de forma remota, preconizamos momentos em que pudéssemos criar laços afetivos com os educandos, mesmo que de forma sutil.

Acredito que a posição de professor requer muito além do domínio de conteúdos programáticos, tal posto reivindica um sujeito humano, aberto para lidar com situações adversas no contexto escolar. Nesse sentido, o campo prático que estamos inseridos exige uma compreensão do lugar social que advém cada aluno, buscando humanizar as relações afetivas entre os sujeitos envolvidos, como a etnografia educacional preconiza. Nesse sentido, analiso o espaço de formação docente proporcionado pelo PIBID como uma oportunidade decisiva e marcante na carreira de um licenciando.

Segue, logo abaixo prints das nossas interações com o grupo de alunos. 






terça-feira, 22 de março de 2022

27ª Reunião PIBID


A reunião geral, ocorrida no dia 09 de março teve como objetivo promover um espaço de socialização, das experiências pibidianas na condução das playlist.

Os três subgrupos tiveram seu momento de fala, em que cada dupla de pibidianos compartilhou seus relatos e análises sobre o processo de interação entre licenciandos e educandos.

No que se refere a condução da playlist, que eu e Nadja estamos auxiliando os discentes, expomos que o trabalho está em processo, já realizamos diversas interações com eles via WhatsApp, e já percebemos que colheremos bons resultados.

Destacamos em nossas falas, as seguintes atividades realizadas até o presente momento:

  • ·         Apresentação dos pibidianos ao grupo de alunos
  •           Momento de escuta as ideias dos discentes
  •           Organização das ideias e definição do roteiro de fala
  •           Definição da temática: O bullying no contexto educacional (escolha dos alunos)
  • ·         Realização do podcast: em processo
  • ·         Escolha do conteúdo literário: a definir

Por fim, expomos que a playlist está em processo de realização, porém com total autonomia dos discentes na construção do seu percurso de aprendizagem, enquanto sujeito ativo no usa da língua/linguagem.




terça-feira, 8 de março de 2022

Reunião Subgrupo



Nesta reunião o grupo se reuniu com a finalidade de discutir e organizar a participação do subgrupo na reunião geral, ficando acordado o espaço de fala as duplas que estão orientado os discentes na criação da playlist. 

Mitía nos orientou a expor nossas percepções, no que se refere a orientação que estamos realizando com os alunos, mas realizando uma fala enquanto um docente pesquisador. 

Esse contato com os discentes é algo bastante frutífero de  reflexões teóricas e práticas, mediante a tal vivência observamos o quanto a posição de professor reflexivo e pesquisador possibilita um espaço dialógico e afetivo. .   

segunda-feira, 7 de março de 2022

Reunião com Supervisora Mitía; definindo os últimos passos do PIBID.


O Pibid 2020-2022 está chegando ao fim de mais um ciclo de dezoito meses de iniciação à docência. Desse modo, os três subgrupos realizaram uma atividade pedagógica que resultará numa playlist e um podcast digital criado pelos educandos.

No encontro virtual, com supervisora Mitía e nós pibidianos foi realizado a elaboração do nosso plano de ação, divisão das equipes e seus respectivos orientadores (pibidianos). E, também ocorreu um momento de reflexivo sobre nossas expectativas com esse trabalho. Nesse momento final, foi possível perceber o entusiasmo de todos e a felicidade em pode concluir a etapa final desse projeto.





26ª Reunião PIBID


A reunião geral do Pibid foi organizada em dois momentos. O primeiro teve como objetivo expor os planos de ações elaborados pelos pibidianos e supervisoras. E, no segundo momento ocorreu a socialização das primeiras percepções/análise da interação dos discentes, com a proposta pedagógica que lhe foram apresentadas.

Durante o encontro, Prof. Andrea e Luiz Fernando, sempre muito atentos e analíticos as exposições, teceram comentários sugestivos aos três subgrupos.

Essa proposta pedagógica com a playlist e podcast será a última ação do Pibid 2020-2022 nas escolas. Os coordenadores demonstraram muito entusiasmo com o início dos trabalhos finais e parabenizaram todos envolvidos. Feita as apreciações das apresentações, a reunião foi encerada de forma muito produtiva e animadora.  

Ensino de Língua Portuguesa e Práticas de Linguagem Contemporânea




O ensino da língua portuguesa na contemporaneidade requer metodologias ativas e inovadoras, que despertem a autonomia dos educandos no processo de ensino aprendizagem. Desse modo, o Pibid sugere uma ação pedagógica que contemple as múltiplas faces da linguagem, seja ela escrita ou oral.

Nesse sentido, a proposta pedagógica que utiliza a língua em diversas formas, como a criação de uma playlist e um podcast, são práticas de ensino que possibilitam uma autonomia dos discentes na utilização de sua língua, enquanto um órgão vivo e plural.

Assim, acreditamos que tal atuação pedagógica será de grande aprendizado entre nós docentes em formação e educandos em processo de aprendizagem. Pois, compactuamos com um ensino que seja atrativo e dinâmico, que seja permeado por uma educação emancipatória e dialógica, como é defendido por Paulo Freire e Bakthin.