sexta-feira, 20 de agosto de 2021

16° Reunião Geral do Pibid


A reunião quinzenal do pibid língua portuguesa, foi realizada de forma online contando a participação de todos bolsistas, colaboradores e supervisoras, tivemos um encontro bastante rico em diálogos e aprendizados.

Inicialmente, o Prof. Luiz Fernando conversou com as supervisoras para compreender como o retorno ao ensino presencial, de forma híbrida está acontecendo.

As professoras relataram que o retorno ao trabalho presencial é algo animador e desafiador ao mesmo tempo porque às dificuldades são inúmeras.

Elas relataram que os problemas de infraestrutura escolar são diversos, o medo de retornar ao presencial por conta do vírus é muito presente nos alunos. Além de que muitos desenvolveram crise de ansiedade, ou até mesmo depressão. 

Pelos relatos ouvidos, percebo quanto o trabalho docente ultrapassa os conteúdos científicos, lidamos com pessoas de diversos mundos. Cabendo a nós relacionar o trabalho didático com o contexto social vivenciado pelos discentes. O Prof. Luiz Fernando explicou que a escola tende a esquecer todas as contribuições que os recursos tecnológicos possibilitou a educação durante essa pandemia, retornando ao seu antigo modelo de ensino.

É preciso informar que apenas duas supervisoras voltaram ao trabalho presenciais, Mitía até o presente momento continua no ensino remoto.

Após essas considerações, à Prof. Andréa apresentou uma discussão sobre o espaço da literatura na escola. A partir das considerações realizadas, compreendo o quanto dedicamos boa parte do tempo de ensino, aos conteúdos linguísticos e esquecemos da literatura.

Ou, na maioria das vezes focamos apenas nas escolas/movimentos literários, ou seja, não abrimos espaço para conhecer o gosto dos alunos. É necessário abrir os olhos para cada mundo literário que os discentes trazem consigo.

Estamos aprendendo por meio do Pibid que o foco de ensino deve ser concebido por quem vai  aprender. 

Em síntese, à Prof. Andréa sugeriu para abrirmos espaço para a literatura em nossos subprojetos e não limitasse a criatividade e gosto literário dos discentes.

Ressalto que as após o fim da reunião, comecei a refletir e compreender que é preciso construir um espaço de diálogo e interação entre docente e discentes a fim de alcançar os melhores resultados nos processos de ensino e aprendizagem.


Postagem Referente: 18/08/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário