sábado, 30 de abril de 2022

Reflexão Final de um Docente em Formação.

 


Gosto de ser homem, de ser gente, porque sei que a minha passagem pelo mundo não é predeterminada, preestabelecida. Que o meu “destino” não é um dado, mas algo que precisa ser feito e cuja responsabilidade não posso me eximir.

- Paulo Freire 

A participação de um licenciando em um programa de iniciação à docência, como o Pibid é algo inesquecível e ao mesmo tempo desafiador, principalmente pelo fato que o projeto iniciou de forma remota e continuo nessa modalidade, em virtude da pandemia de Covid-19. No entanto, com todas as inquietações que preocupavam todos os participantes do projeto, iniciamos as ações de forma muito positiva e confiante que colheríamos bons frutos.

 Diante disso, chego à finalização do Pibid ciclo 2020-2022, com a conclusão que o programa só acrescentou em minha formação docente, a priori pelo fato que saímos do campo teórico para adentrar a realidade das salas de aulas, embora que de forma virtual. Começando a compreender como se dá a relação de professor e aluno, analisando que o processo de ensino e aprendizagem são etapas que sofrem interferências e se modificam a cada encontro. Foi perceptível ao longo do projeto que não existe um modelo pronto de aprendizagem, mas é algo processual e construtivo a partir das relações entre docente e discentes.

Durante os dezoito meses de projeto, o nosso subgrupo se dedicou em trabalhar com a perspectiva dos Letramentos (digital, crítico e literário) e Pedagogia dos Multiletramentos com três turmas do nono ano do ensino fundamental. O pedagógico da escola propõe que seja trabalhado os conteúdos da BNCC com base nas competências e habilidades sugeridas pelo documento, a parte dessa informação realizamos a ligação com a proposta do subprojeto de Língua Portuguesa.

Entre as atividades realizadas destaco, o trabalho com os Multiletramentos, nele foi realizado leituras, produção de tipos e gênero textuais multimodais, no qual se dedicamos a trabalhar com domínio jornalístico-midiático, com o intuito da criação de um jornal digital a partir da criação dos discentes. No decorrer do desenvolvimento das atividades enfrentamos alguns desafios, entre eles, quais estratégias utilizar para atrair os alunos/as a participar mais das aulas pois no início dos trabalhos os discentes eram muitos quietos, mas aos poucos conseguimos mais interação com eles/as.

Além dessas atividades, saliento outras propostas pedagógicas que foram de grande relevância para minha formação, entre elas o Projeto Me Lendo, Projeto Literatura+, Jornal Digital e o Projeto “Conte outra vez”. Tais projetos somaram aprendizados muito pertinentes, visto que compreendemos o trabalho com a língua portuguesa numa dimensão plural e dinâmica, pois vimos que é possível ter uma relação dialógica e afetiva entre docente e discentes. Outro ponto a ser ressaltado são as formações teóricas que participamos ao longo do programa, elas foram momentos de muitas discussões teóricas-metodológicas que permearam nossas atuações, a qual pesquisadores como Antunes (2003), Pereira (2021), Rojo (2012), Kleiaman (2013) e Soares (2010) contribuíram com seus pensamentos sobre o ensino de língua portuguesa para o planejamento e execução do plano de ações.

Dessa forma, é nítido que o Pibid acrescentou inúmeros aprendizados e experiência para minha futura atuação docente, principalmente pelo fato que estive imerso no ambiente escolar visualizando os desafios e benefícios da docência. As contribuições desse programa são diversas, mas ressalto as aprendizagens referentes a prática docente de língua portuguesa, a qual evidenciou que não existe uma formula perfeita de atuação docente, mas sim uma prática de sala de aula pautada no respeito e diálogo. Por fim, expresso minha gratidão a este programa que ratificou minha escolha pela profissão docente, como também corroboro para sua efetiva permanência na política de formação de professores da educação básica. 

A palavra de ordem é GRATIDÃO!


Seminário de encerramento das atividades do (Pibid) e (PRP).

No dia 27/04/2022 ocorreu o Seminário de encerramento das atividades do PIBID E PRP ciclo 2020-2022. O evento aconteceu no auditório da Reitoria da Ufal, no Campus A.C. Simões em Maceió. 

Durante o evento aconteceu falas solenes (pró-reitor, coordenadores institucionais e coordenadores de área), lançamento de livros, exposição de banner, relato de experiência dos supervisores, pibidianos, preceptores e residentes.

Foi um momento de socialização das atividades realizadas durante os dezoito messes de projeto, e com certeza o nosso subgrupo marcou presença nesse momento solene.

Para quem desejar mais informações, leiam a matéria publicada no site da Ufal, segue o link: https://ufal.br/estudante/noticias/2022/4/seminario-de-encerramento-das-atividades-do-pibid-e-prp-lota-auditorio-da-reitoria

Abaixo, posto meu registro no evento.

Confraternização do PIBID Língua Portuguesa

A foto de milhões! 

No dia 19/04/2022, o subgrupo do PIBID Língua Portuguesa reuniu-se na FALE - UFAL para confraternizar, celebrando a vida e a Deus por mais um ciclo encerrado.

Foram momentos de muitas alegrias e esperança pois finalizamos dezoito meses de muitos percalços e aprendizados. Durante as duas horas de encontro conversamos, comemos, rimos e trocamos nossas experiências vivenciadas durante o projeto.

Segue, logo abaixo, registros desse dia tão sublime!

Muita alegria e satisfação em encontrar Supervisora Mitía.

Muito amor e respeito por esse grupo.


O PIBID é um divisor de águas na vida de um professor em formação.

GRATIDÃO POR TUDO!

CAPAS DE LIVROS: "RELEITURAS CRIATIVAS, ENTRE MIM E O AUTOR"


A última atividade aplicada pelos pibidianos na Escola Pompeu Sarmento foi a proposta de “RELEITURAS CRIATIVAS, ENTRE MIM E O AUTOR”. Que teve como principal finalidade, desenvolver nos educandos a capacidade de utilizar os múltiplos sentidos dos elementos verbais e não verbais presentes nas capas de livros.

O trabalho pedagógico realizado dialoga com a perspectiva dos multiletramentos e letramento digital, observem abaixo os resultados.


   Os alunos deram um show de criatividade! 👏🏽👏🏽 

Segue o link para visualização do material elaborado pelos pibidianos: 

Resultado Final Playlist: O nazismo e sua política de preconceito e extermínio.

Capa do podcast

A playlist sobre o bullying que eu e Nadja estávamos auxiliando os alunos não teve êxito, pois ocorreu alguns problemas com os discentes impossibilitando suas participações no projeto. Mas, nós não paramos, trabalhamos com duas alunas um podcast com o tema: O nazismo e sua política de preconceito e extermínio.

O podcast teve por objetivo apresentar os campos de concentração, o qual eram espaços destinados a realização de práticas de preconceito e extermínio dos povos judeus, durante o período da Alemanha Nazista.

Confiram o resultado, basta apenas acessar o link:

https://open.spotify.com/playlist/2Nr4H9E0edbWWrtJBiAMtf?si=c8a2760622034466