Em nossa nona reunião do grupo geral do PIBID, tivemos a discussão de algumas pautas importantes para o planejamento das atividades a serem realizadas no projeto de cada escola. O Prof. Dr. Luiz Fernando, iniciou os trabalhos reforçando a necessidade de iniciarmos o planejamento do nossos planos de trabalho individuais seguindo a proposta de Letramento e Etnografia Educacional. Além da organização do nossos cronogramas a fim de organizar a nossa carga horária semanal.
No segundo momento a Prof. Dra. Andréa iniciou a formação teórica, inicialmente ela expões um vídeo sobre Letramentos e Olimpíadas de Língua Portuguesa discursado pela Professora Dra. Jaqueline Barbosa, Unicamp. Após assistirmos o vídeo, o grupo início uma discussão sobre a escola na pandemia, relatando as problemáticas que a escola está enfrentando para levar o conhecimento aos seus alunos.
Nessa perspectiva, a nova realidade da escola, precisa que as aulas reflitam o contexto que estamos vivenciado, assim, as aulas língua portuguesa devem aprimorar as novas práticas de leitura e escrita, em especial o digital.
Quanto a nós pibidianos, nossas práticas devem ser embasadas na seguinte tríade Comunidade ➡️ Etnografia ➡️ Letramento. Desse modo, as salas de aulas estão passando por um momento de adversidades e luta para que o conhecimento não seja interrompido, nessa direção o PIBID chega para somar com as escolas, contribuindo com o conhecimento produzido pela a Universidade. Por fim, o debate foi bastante enriquecedor para todos envolvidos.
Segue o link do vídeo: A escola e as práticas de linguagem contemporâneas
Postagem Referente: 01/04/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário