sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Formação Teórica: Letramentos Sociais e Etnografia 📖📚



A quinta reunião online do grupo PIBID UFAL foi realizada de forma remota por meio da plataforma Google Meets. As pautas das discussões do encontro foram; apresentação dos vídeos resenhas dos bolsistas e a formação teórica apresentada pela Prof. Andréa.

Em relação aos vídeos resenhas, ficou muito evidente que a leitura do livro O Filho de Mil Homens despertou nós leitores um sentimento muito positivo. Eu particularmente, percebi que os resenhista embarcaram na leitura de uma forma prazerosa porque  acredito que nós bolsistas, futuros professores temos que ser leitores ativos, precisamos transcender esse gosto pela leitura. A fala precisa/deve ser acompanhada de práticas reais. Já que estamos em um mundo interligado pelas tecnologias digitais pois a leitura pode estar na palma das nossas mãos. 

No que se refere, a segunda parte da reunião; A formação teórica com ênfase nos Letramentos Sociais. Inicialmente, foi retomada a concepção de linguagem já apresentada em outras reuniões em que a língua é entendida como uma identidade política e social. O embasamento teórico para os trabalhos com Letramentos se dará pelo livro traduzido por Marcos Bagno chamado de Letramentos Sociais. Ademais, a  concepção de Etnonografia Educacional foi apresentada de uma forma introdutória para que pudéssemos compreender. 

As discussões realizadas foram bastante pertinentes do ponto de vista acadêmico pois começamos a ter o contato com a pesquisa etnográfica e compreender que essa metodologia é de grande valia para o trabalho docente, sendo ela o ponto de partida para se conhecer a escola e todo o seu aparato (aluno/escola/comunidade). A concepção de Etnografia defendida pelo projeto é a apresentada por Fritzen em que a pesquisa etnográfica  é concebida como um método que focaliza o ponto de vista dos participantes.   

Por fim, foi encerrado o encontro e foram delegadas as próximas atividades a serem realizadas e deliberado o recesso.

Postagem Referente: 20/01/2021

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