terça-feira, 15 de dezembro de 2020

3° Reunião PIBID LP

Em nossa terceira reunião online do grupo tivemos como pautas; as recomendações para a elaboração dos diários reflexivos (blogs) para os bolsistas e supervisores, a recomendação da leitura da obra O filho de mil homens do autor Valter Hugo Mãe e também foi proposto a elaboração de uma resenha literária.

Além dessas pautas, ocorreu uma discursão bastante pertinente sobre os entraves que a escola enfrenta para despertar o gosto da leitura nos alunos, sendo algo que parece estar enraizado em nossa sociedade. Destaco, uma frase pronunciada pelo Prof. Fernando que me deixou inquieto "A cultura brasileira não lê." Essa  frase é muito marcante pois nos faz refletir, como o nosso país fracassa na educação por não conseguir formar leitores, e essa inquietação me faz refletir que nós futuros professores(as) temos um papel importante em tentar despertar esse gosto nos alunos, estudando e pesquisando formas atrativas para alcançar esse objetivo. Assim, o PIBID é um projeto propício para desenvolver atividades que incentive a leitura e escrita.

Por fim, os supervisores informaram  sobre o recesso do projeto que iniciou no dia 10/12/2020 com término previsto para o dia 12/01/2021. E o retorno das atividades está programado para o dia 13/01/2021. Logo após os agradecimentos e informes a reunião foi encerrada. 

Postagem referente: 09/12/2020 - 3° reunião do projeto. 

Formação Teórica 1: Letramento(s): articulações

Em nossa segunda reunião, tivemos como objetivo refletir a cerca dos Letramentos em língua portuguesa, à Prof. Andréa apresentou a concepção de letramento defendida para o projeto e houve discursões bastantes produtivas sobre a importância da leitura e escrita na perspectiva do letramento.

Acredito que esse momento de diálogo entre nós integrantes do projeto foi bastante enriquecedor pois pudemos conversar sobre esse mundo da leitura e escrita que é tão fulcral, para o desenvolvimento dos discentes em sua vida escolar e pessoal. Outro ponto, relevante debatido foi a dificuldade que tanto ás escolas e professores tem de despertar em seus alunos(as) o gosto da leitura, eu acredito que é necessário que os professores e a escola consiga leva o livro até o aluno por meio das diversas formas possíveis, não só o livro impresso, as tecnologias estão aí para ajudar no processo de ensino - aprendizagem com o objetivo de facilitar o contato do aluno com o universo da leitura. 

Nós estamos cercado de leitura o tempo todo, 24h por dia, então o interessante é trazer o contexto da vida do aluno para despertar a leitura e escrita, realizar práticas interdisciplinares e multimodais. 


Postagem referente:02/12/2020 - 2° reunião online do projeto